
Nas edições anteriores do Projeto Era uma vez… Brasil, em 2012 e 2014, o componente curricular selecionado era Língua Portuguesa. A partir de 2016, a História passou a figurar como o destaque e ponto norteador. Mas por que a História?
Entre muitas respostas, conhecer a História leva a pessoa a entender o Presente, ter argumento e possibilidade de posicionar-se diante dos fatos, de perceber-se como atuante no seu momento histórico, de ser crítico em relação às situações que norteiam o seu cotidiano, de relacionar as passagens ligadas ao Passado umas com as outras e também de observar mudanças e permanências na sociedade, além da evolução da humana em seus mais diversos aspectos.
Isso pode levar à lembrança daquele(a) aluno(a) que um dia questionou sobre o porquê de se estudar História… Para que saber de uma época em que eu nem era nascido, estudar a vida de gente que eu nem conheço… Para que saber do Passado? Quero é saber do Futuro!
Portanto aqui fica o convite àqueles que adotaram a História como seu ofício, a refletir e levar nossos alunos(as) a tal, pois é de uma pergunta que se começa muita coisa.
Bom início de Projeto!
Adriana
No vídeo abaixo (de 1min. e 6 seg.) o Prof. Dr. Leandro Karnal traz mais dados para essa reflexão:
Imagem de abertura do post: Real Picadeiro, Lisboa, Portugal, 2016.
Fotografia de Samuel de Castro.
Entre em Contato
Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012