Era uma vez Brasil

Onde estão os indígenas nos episódios históricos que envolvem a chegada e a permanência da família real portuguesa no Brasil? (tema 2)

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Neste post continuamos a série sobre os cinco temas da Fase 2 da Etapa 1 do Projeto. Neles  apresentaremos alguns vídeos sobre os temas. Na semana passada tratamos do tema 1 “Brasil e o legado da história e cultura africana e afro-brasileira”. Hoje indicamos alguns vídeos que envolvem o tema 2 “Onde estão os indígenas nos episódios históricos que envolvem a chegada e a permanência da família real portuguesa no Brasil?” A proposta é pensar o indígena na História e no Brasil atual, desmistificando estereótipos e reafirmando o seu papel e protagonismo, por meio das narrativas destes.

Separamos os vídeos entre “estudantes” e “nossa formação”, porém solicitamos que se forem apresentar os vídeos para os seus alunos, que vocês os assistam primeiro para ver se são adequados à faixa etária e o interesse da sala. Cada um deles traz uma breve descrição.

Existem vários materiais interessantes disponíveis na Internet. Se vocês tiverem alguma sugestão, nos enviem pelos nossos contatos ou nos comentários deste post.

Bom trabalho!

Adriana

 

2- Onde estão os indígenas nos episódios históricos que envolvem a chegada e a permanência da família real portuguesa no Brasil?

 

Alunos:

 

A) Índios no Brasil- o outro lado do céu (18’24”)

Realização: SEF SEED e FUNDESCOLA

Este episódio faz parte de um documentário apresentado pela TV Escola. Neste as visões sobre a criação do mundo e a natureza de diferentes etnias de indígenas brasileiros (de diversas regiões) são apresentadas.

 

B) Pluralidade Cultural – Índios no Brasil- Quem são eles 2/2 (8’46”)

Apresenta as diferentes visões que se tem dos indígenas e denuncia as distorções e os preconceitos em relação a eles.

Realização: TV Escola

 

C) Índios no Brasil, 200 povos, 180 línguas- Pluralidade Cultural (19’20”)

Realização: SEF SEED e FUNDESCOLA

Indígenas relatam a educação que reprima a sua língua original e também os movimentos de resistência.

 

D) Cultura Indígena (5’01”)

Realização: produzido pelos acadêmicos de Jornalismo da Faculdade Estácio Seama.

O vídeo busca apresentar a herança indígena na nossa cultura.

 

Nossa formação:

 

E) Povos indígenas: conhecer para valorizar (24’50”)

Realização: SEERJ e Museu do Índio.

A Lei 11.645 de 11 de março de 2008 e a presença (ou não) dos indígenas no currículo escolar e nos livros didáticos, e os equívocos no conhecimento da cultura indígena apresentado nas escolas.

 

F) Diálogo sem fronteira- Povos indígenas no Brasil atual (9’18” e 9’31”)

Entrevista com a pesquisadora Marta do Amaral Azevedo. Está dividida em duas partes.

Realização: Diálogo sem Fronteira

 

 

G) D-21- Povos indígenas e práticas de ensino no Brasil (15’21”)

Realização: UnivespTV

O vídeo traz experiências de educação indígena no estado de São Paulo.

 

H) Olhar indígena- Daniel Munduruku fala sobre Educação indígena (12’11”)

Realização: F3 Vídeo produções – Carlos Banavita

O escritor Daniel Munduruku fala de literatura, mas, principalmente sobre a educação indígena, sendo esta diferente da educação formal. Nela não há necessidade de material didático, pois este foi dado pela natureza.

 

Bônus

Algumas lendas de origem indígena em vídeo.

Realização: Catalendas/TV Brasil

 

I) O Homem Chuva (13’11”)

 

J) A Criação do fogo (13’43”)

 

K) O Curupira (11’40”)

Imagem de abertura do post tirada do vídeo com o Daniel Munduruku.

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